terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alice in Chains terá a participação de Elton John em novo disco

Banda lança álbum de inéditas em setembro nos EUA. John toca piano em faixa-tributo a vocalista morto em 2002.

Os músicos da banda de rock pesado Alice in Chains achavam que precisavam de um milagre para que Elton John aceitasse tocar no tributo do grupo ao ex-membro Layne Staley, morto em 2002. Mas foi preciso apenas uma única audição da música para que a lenda do rock se juntasse ao grupo.

“Ele é uma pessoa realmente encantadora”, diz Jerry Cantrell, cofundador do Alice in Chains, sobre John. “Ele se levantou depois de ouvir a música, nos abraçou e disse, ‘Jerry, eu só queria dizer que eu acho essa música linda... Eu realmente entendo o sentimento da música, sobre o que ela fala e para quem é, e eu quero dizer que eu vou tocá-la com vocês’”.

John toca piano em “Black gives way to blue”, uma ode a Staley, que morreu após uma overdose de drogas. A música é a faixa-título do novo disco do grupo, o primeiro álbum de estúdio da banda grunge em 14 anos.

Cantrell, que escreveu a faixa, já havia gravado uma demo da música quando alguém a ouviu e sugeriu que John seria a pessoa mais indicada para tocar piano na canção. Apesar de ter conexões próximas ao cantor de 62 anos, o Alice in Chains achava que seria impossível entrar em contato com Elton.

'Cara ocupado'

“Eu não achava que isso iria acontecer. Ele é um cara ocupado”, explica Cantrell. Ainda assim, mandaram a música para ele e, graças ao destino, banda e cantor acabaram agendando gravações ao mesmo tempo em um complexo de estúdios.

Mas o Alice in Chains só recebeu uma resposta de John depois de deixar o estúdio para uma pausa nas gravações.

“Nós recebemos uma ligação do nosso empresário dizendo que Elton queria falar com a gente”, diz Cantrell, rindo. “Nós pulamos no carro, deixamos a comida na mesa, dirigimos até o estúdio e fomos até a sala onde ele estava gravando”.

Depois que John confirmou que tocaria na música, a banda voou para Las Vegas, onde John estava se apresentando, para finalizar as gravações.

“Um dos momentos em que eu estive mais nervoso foi quando eu fui sugerir uma mudança no arranjo para ele. O que você diz para Elton John?”, brinca o roqueiro. “Mas ele foi realmente aberto durante o processo. Ele entender a música e trouxe algo que era realmente necessário, e elevou a faixa para um novo nível”.

O disco, que deve ser lançado nos EUA no dia 29 de setembro, é o primeiro álbum do Alice in Chains com o guitarrista e vocalista William DuVall, que entrou na banda – que inclui o baterista Sean Kinney e o baixista Mike Inez – há alguns anos. Enquanto DuVall tem uma voz diferente de Staley, Cantrell diz que a música ainda soa como o Alice in Chains.

“Nunca vai tão longe que você não possa identificar que banda é após algumas notas, e esse sempre foi um dos meus objetivos”, revela. “Encontrar uma identidade musical, imagino, é o objetivo de qualquer banda e músico, e nós somos gratos por ter descoberto o nosso estilo bem cedo, e mantê-lo intacto e ao mesmo tempo, evoluindo”.

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog